Muito se fala sobre ansiedade, mas é provável que poucos saibam exatamente do que se trata.
A ansiedade é um mecanismo mental cuja significação é subjetiva, ou seja, diferente do medo, cuja reação é sempre proporcional ao perigo enfrentado e é objetivo.
Ela é é subjetiva e as reações são desproporcionais ao perigo que a desperta.
Ela aparece como um sentimento de apreensão, uma sensação de que algo está para acontecer, deixando o indivíduo em um constante estado de alerta. É um estado de alarme contínuo e uma prontidão para o que der e vier.
A ansiedade é um dos grandes males nos tempos atuais, talvez a grande causa das doenças e uma das maiores causas do stress. creio mesmo que seja o gatilho que dispara o processo fisiológico do stress.
Há pesquisadores que ligam a ansiedade ao surgimento do câncer e infecções, o quê, levando-se em conta o mecanismo de funcionamento da imunidade, estaria completamente correto e assim, não deve ser desconsiderado.
Como saber se preciso de terapia?
Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
Veja alguns dos principais sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:
- Tensão Muscular
- Irritabilidade
- Medos irracionais
- Inquietação constante
- Preocupação em excesso
- Alteração do sono
- Fala acelerada
- Palpitações e dores no peito
- Enxaqueca
- Enxergar perigo em tudo
- Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
- Boca seca e hipersensibilidade de paladar
- Respiração ofegante e falta de ar
- Apetite desregulado
- Medo de falar em público
- Dificuldade de concentração
- Problemas digestivos.
Seria impossível eliminarmos a ansiedade de nossas vidas de forma completa porque estamos sujeitos ao mundo e suas variações que nem sempre são justas, mas se tratarmos as ansiedades básicas que estão atuando de forma insidiosa em nossa personalidade, poderíamos ter um desgaste muitíssimo menor.
A psicologia, hoje dispõem de métodos relativamente rápidos e eficientes para diagnosticar e tratar a ansiedade de maneira eficiente. A ansiedade pode estar ligada às disfunções sexuais, dificuldades de aprendizagem, dificuldades nos relacionamentos e no trabalho.
Se você deseja solucionar seu problema de forma rápida e eficiente é preciso buscar ajuda profissional para receber o diagnóstico e tratamento adequados.
-
Psicoterapia
A terapia com um psicólogo pode ajudá-lo a entender os fatores que desencadeiam sua ansiedade, reduzir sintomas e trabalhar as causas que o levaram a desenvolver este problema.
Quais são os principais tratamentos para ansiedade?
A ansiedade pode ser tratada por medicação e por psicoterapia. A desvantagem da medicação que é um auxiliar muito bom, é que, quando cessada, retornam os sintomas. A psicoterapia para o tratamento da ansiedade, é eficiente porque elimina a raiz do problema e permite que a pessoa retome a vida com mais segurança.
Nos casos mais graves, onde a ansiedade pode se tornar impeditiva, o auxílio da medicação pode ser extremamente eficiente como elemento de transição para a resolução do problema que será obtido pela psicoterapia.
Você deseja tratar a sua ansiedade?
Se você deseja solucionar seu problema de forma rápida e eficiente agende sua consulta aqui. Para consulta presencial ou on-line, basta preencher o formulário abaixo ou solicitar pelo WhatsApp (61) 9983-9778, que teremos satisfação em atendê-lo com a maior brevidade possível.